Minha foto
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
Sou professora na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. Neste blog, estão algumas das atividades que realizo com as minhas turmas de EI e Anos Iniciais nas aulas de TDCIs e com as minhas turmas de Anos Finais (Geografia e Ensino Religioso). Os profes e as profes podem utilizar as sequências de atividades do Blog em suas turmas.

terça-feira, 1 de novembro de 2022

História da Copa do Mundo

 Leia o texto: 

História da Copa do Mundo

    Historicamente, a Copa do Mundo surgiu como fruto do antigo Torneio Olímpico de Futebol, realizado em 1924, na França, e organizado pela FIFA. O sucesso do evento foi tão grande que se pensou em eleger o melhor time internacional de futebol a cada quatro anos, independentemente dos Jogos Olímpicos. A primeira Copa aconteceu em 1930, no Uruguai. A escolha pelo país ocorreu em virtude de o Uruguai ter sido considerado o melhor time na época, uma vez que venceu o Torneio Olímpico duas vezes consecutivas. A primeira Copa do Mundo foi organizada nos mesmos moldes dos Jogos Olímpicos, em que apenas uma cidade oferecia as instalações esportivas. A partir da segunda edição, em 1934, tornou-se regra distribuir os jogos pelo país que sedia o evento.

Importância da Copa do Mundo

Um estudo de Orlando Duarte apresenta o aumento da popularidade da Copa do Mundo desde 1930 até o evento de 2002. Os dados variam de 434.500 pessoas no evento inicial, atingindo, em 2002, 2,5 bilhões de espectadores. É preciso lembrar que, em 1930, não existia televisão e havia muitas limitações nos meios de comunicação, fato inimaginável nos dias de hoje. Essa visibilidade mundial que a Copa do Mundo possui faz dela um grande evento comercial. Isso significa que a FIFA construiu um negócio bilionário, vendendo a sua marca e seus direitos televisivos ao oferecer às empresas globais a maior oportunidade publicitária do mundo. 

    Outra coisa importante para pensar é que não é apenas de futebol que vive a Copa do Mundo: economia e política também fazem parte do pacote! A escolha do país-sede do evento ocorre a partir de acordo entre investidores e instituições governamentais a partir de interesses políticos e econômicos comuns. Além disso, a tensão da realização do evento é tão grande que a FIFA tem recorrido a coberturas financeiras contra possíveis cancelamentos de Copa do Mundo. Um exemplo que ficou bastante famoso foi o da Copa de 2002, ocorrida no Japão e na Coreia do Sul, em que a FIFA se assegurou contra cancelamentos decorrentes de terremotos ou de instabilidade política.

    Os interesses envolvidos em um evento do nível da Copa do Mundo de Futebol são muito maiores do que o simples amor pelo esporte. Mas é claro que isso acontece por parte de quem organiza. O lado de quem torce não tem economia e não tem política: o espectador quer ver o seu país vencer e, de preferência, com futebol bonito.

Texto retirado de "O fenômeno da Copa do Mundo" em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/historia-da-copa-do-mundo.htm


Clique no link e leia sobre a primeira Copa do Mundo:

https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/primeira-copa-mundo.htm#Resumo+sobre+a+primeira+Copa+do+Mundo

 



Atividade 1 Atividade 2 Atividade 3 Atividade 4 Atividade 5 Atividade 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANADÁ